sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os Portugas no Dakar

Desta vez o post será em Português (a minha preguiça impede-me de escrever em duas línguas a mesma coisa, como comecei a fazer nos primeiros posts do blog).
Isto porque decidi (agora mesmo!) que o blog (já que é meu) deveria servir para mais do que só ir apresentando os meus trabalhos (para isso tenho o site).
Assim sendo (e como todo o meu tempo de desenho tem-se direccionado para os trabalhos de ilustração) decidi apresentar este livro de BD - Os Portugas no Dakar, tão gentilmente oferecido pela sua autora Elisabete Jacinto (durante uma reunião de trabalho)

Ora, não perco a oportunidade de dizer que quer o argumento quer o desenho (de Luis Pinto-Coelho) estão excelentes e este livro só prova que as editoras portuguesas apostam (muitíssimo) bem quando publicam trabalhos de BD portugueses.
Isto porque infelizmente de autores de BD portugueses ouve-se mais falar em editoras estrangeiras do que cá em Portugal. A edição de BD em portugal está tão má que chega ao cúmulo de haver mais apoio do estado para edição no estrangeiro do que para editar BD no nosso próprio país (que é zero)!
Mas voltando ao livro, não consegui parar de o ler até chegar ao fim, aproveitando todos os bocadinhos de intervalo que podia. A história não é para quem já conhece o Dakar, mas sim para todos! Sempre com um humor hilariante quer em texto quer em desenho (à altura das grandes publicações franco-belgas, como Franquin, por exemplo), são contadas as histórias mais caricatas de quem viveu ano após ano essa aventura (e que só em BD se acreditam!)
Vontade não me falta para ir a correr comprar o primeiro volume que tem que ser lido! Por isso aconselho a todos os amantes de BD a lerem os dois volumes e todos os que não são a lerem também porque de certeza que tornar-se-ão amantes de BD e desta BD de certeza!

Sem comentários:

Enviar um comentário